Têm as mesmas propriedades que a uva, mas como não contêm água, os seus princípios activos estão muito mais concentrados. Apesar de muito calóricas, são muitos os benefícios que nos podem trazer. Laxantes, energéticas e depurativas, as passas de uva são um excelente alimento, tanto para as crianças como para os adultos.
Retenção de líquidos
Se costuma sofrer de inchaço, sobretudo dias antes da menstruação, comece a comer todos os dias ao pequeno almoço um punhado de passas de uva. Além de corrigir a prisão de ventre, se a tiver, ajudá-la-ão a combater a retenção de líquidos e o inchaço. Não esqueça que as passas são muito calóricas (1/4 de taça de passas tem cerca de 130 calorias).
Prevenir o cancro
Pela sua concentração em vitamina C, as passas de uva são um excelente preventivo contra o cancro e outras doenças degenerativas, como os problemas cardiovasculares.
Contra a hipertensão
As passas de uva são um snack muito adequado para as pessoas com a tensão alta. Pela sua composição ajudam a equilibrar os valores arteriais e prevenir a hipertensão. Coma uma pequena quantidade diária (uma colher de sopa aproximadamente).
Prisão de Ventre
Um remedio tradicional contra esse tipo de prisão de ventre que parece resistir a todo o tipo de tratamento é colocar umas passas de uva demolho durante toda a noite e no dia seguinte tomá-las juntamente com a água, de preferência em jejum. A sua grande riqueza em fibras asselará o trânsito intestinal.
Combater a fadiga física e mental
As passas de uva são um alimento muito energético. Uma pequena porção (1/4 de taça, por exemplo) proporciona uma grande quantidade de energia de forma imediata, graças ao seu elevado teor em açúcar.
Fazer frente à ansiedade
A combinação entre açúcares e vitaminas do grupo B faz das passas de uva um excelente remédio contra a tensão nervosa, o stress, a irritabilidade e a ansiedade. Comer umas quantas passas nos momentos mais problemáticos do dia permitirá de nos acalmarmos de forma quase imediata e ver as coisas por outra perspectiva, muito mais objectiva.
As Passas de Uva
Sem comentários:
Enviar um comentário