O gengibre pode ser consumido fresco, seco ou em pó. Ele possui várias propriedades úteis para a nossa saúde. Ele pode regularizar desde as perturbações digestivas, enxaquecas, fadiga ou mesmo a disfunção eréctil.
- O gengibre é um anti-inflamatório natural
O gengibre é um precioso aliado para combater as inflamações e dores, desde os reumatismos às dores de cabeça.
E porquê?
Porque impede a produção das prostaglandinas, hormonas precursoras dos mecanismos inflamatórios, segundo a opinião da Dra. Odile Morant, médica fitoterapeuta.
- Como utilizar o gengibre?
Nos reumatismos – diluir 1ml de óleo essencial de gengibre em 30 ml de um óleo vegetal (pode ser mesmo azeite). Aplicar 6 gotas desta mistura, em massagem das zonas dolorosas, de manhã e à noite, até melhoria dos sintomas.
Nas dores de cabeça – fazer uma infusão de 500mg a 1g de gengibre seco em 150 a 250ml de água durante pelo menos 10 minutos. Beber 2 a 4 chávenas por dia, até eliminação dos sintomas.
Para dar energia – a sua riqueza em vitaminas C, D, e B, sais minerais (potássio) e em oligoelementos como, cálcio, magnésio, cobre e zinco faz do gengibre um poderoso energético e tónico natural.
Utilizar gengibre fresco ou seco, pois ele consegue conservar as suas propriedades nas duas apresentações e integrá-lo correntemente na alimentação diária.
Para ajudar a digestão – o gengibre consegue facilitar e ajudar as digestões difíceis, bem como os problemas digestivos, graças aos seus princípios activos que agem sobre o estômago e intestino, regularizando a actividade das mucosas. Segundo estudos clínicos efectuados, o gengibre estimula a secreção dos sucos digestivos e das verias enzimas que facilitam a digestão.
Pode consumir-se fresco, em pó, ou em chá. Existem também já no mercado cápsulas e tisanas. Mas poderá sempre utilizar o rizoma seco (1g para 150 ou 200 ml de água) para beber após as refeições.
Sem comentários:
Enviar um comentário