O sebo hidrata nossa pele e cabelo. Sem ele, a pele pode secar e cair prematuramente, deixando as células expostas a elementos externos. Mas isso não significa que tenhamos que deixar que o sebo se acumule no couro cabeludo e, tampouco, não está associado a lavar o cabelo constantemente para eliminar a oleosidade. Nossa rotina de higiene diária e a atividade de lavar os cabelos provocam a perda dos azeites naturais de nossa pele e cabelo, devido ao uso do shampoos, cremes e condicionadores. Essas atividades diárias são hábitos de higiene que foram herdadas do Ocidente, já que para eles, o aparecimento da oleosidade no cabelo e normalmente inaceitável, assim como não tomar banho diariamente e , essas duas razões nos remete a questionar: com que frequência devemos lavar os cabelos?
Utilizar ou não shampoo?
O uso do shampoo diariamente é algo relativamente novo. Na década de 1950, as mulheres tinham por costume lavar e pentear os cabelos uma vez por semana, e esses cuidados eram realizados em um salão de beleza. Não obstante, com o passar dos anos, este hábito foi trocado pelo uso diário do shampoo em casa e com essa informação nos perguntamos: devemos realmente usar o shampoo todos os dias?
A resposta está baseada na preferência pessoal. Inclusive entre os médicos especialistas no tratamento e cuidados da pele, cabelo e couro cabeludo, afirmam que existem discordância no uso e frequência do uso do shampoo. Alguns profissionais da área não aconselham o uso constante do shampoo, sinalizando que a limpeza diária do couro cabeludo produz reação adversa, aumento na produção do sebo, uma vez que se remove a proteção natural da pele e couro cabeludo. Já outros especialistas recomendam que o uso do shampoo é necessário para evitar que o sebo se acumule nos poros e fólicos pilosos que provocam, por exemplo, o surgimento da acne na pele.
Independente das preferências, no ano de 2007 uma pessoa realizou um estudo improvisado , em um programa de rádio na Austrália que mencionou que não lavava seu cabelo a uma década. Logo após essa declaração, o programa recebeu várias chamadas telefônicas, e em seguida publicaram um desafio aos 500 ouvintes do programa para ficarem seis semanas sem usar shampoo. Passado o período estabelecido, 89% dos participantes entrevistados comentaram que seus cabelos não sofreram com a falta do uso do shampoo, sendo irrelevante seu uso.
As opiniões divergem sobre o tema
Afinal, devemos ou não lavar nossos cabelos regularmente? Não é uma resposta fácil, mas o correto seria dizer que depende de cada pessoa e da situação da pele e do cabelo.
Se você tem o cabelo fino, é provável que ele não aparente bom aspecto no dia seguinte, o que seria viável lavá-lo com mais frequência. Já o cabelo crespo, enrolado e que possui o fio encorpado, recomenda-se lavá-lo a cada três dias. Algumas pessoas acreditam o cabelo aparenta fraqueza e leveza excessiva no dia de tê-lo lavado e se apresenta mais encorpado no dia seguinte.
De acordo com alguns especialistas, um bom ponto de referência é lavar o cabelo duas vezes por semana, ou quando note que já é necessário. Se você é o tipo de pessoa que tem o fio do cabelo grosso, longo e encaracolado, e lavá-lo requer um tempo considerável, entre lavá-lo secá-lo e fazer o penteado, recomendamos que realize esses cuidados uma vez na semana com tempo hábil. Mas, há controvérsias e algumas pessoas com esse tipo de cabalo preferem lava-lo todos os dias.
O ideal é observar o comportamento do couro cabeludo e ajustar os cuidados diários à suas necessidades. Se você observa que tem o cabelo oleoso, pode optar por lavá-lo diariamente, mas procure utilizar shampoos especiais e suaves para uso frequente, já que os mais concentrados danificam os fios. Mas no caso de cabelos secos, o melhor e lava-lo em dias alternados, e trocar o shampoo pelo condicionador nutritivo, ou algum produto que hidrate seu cabelo.
The post Com que frequência devemos lavar os cabelos? appeared first on Melhor Com Saude.
Sem comentários:
Enviar um comentário