Pele à prova de frio: limpe sem exageros e hidrate

 Na rua, proteja a pele do vento com um creme de rosto com substâncias emolientes, como a lanolina. Não se esqueça do bâton do cieiro e privilegie os hidratantes com ceras (alba, por exemplo) ou com manteigas (karité, entre outras). Aplique-o várias vezes ao dia. Usar luvas, tapa-orelhas e cachecol também evita a desidratação das zonas do corpo mais expostas ao frio. 

Use diariamente loções corporais à base de substâncias gordas, como vaselina, lanolina ou azeite. Aplique-as diretamente no corpo, de preferência com a pele ainda húmida, para que o creme ajude a formar uma camada protetora. Se tem pele sensível, prefira hidratantes sem perfume. 

Tomar mais do que um banho por dia retira as substâncias hidratantes naturais da pele. Evite água muito quente e use um sabão suave. Lavar a cara e os pés deve ser um gesto diário, mas não exagere: uma vez chega. 

Para tratar a comichão típica do tempo frio, prefira tomar duches curtos e mornos, com um gel duche não-irritante e sem sabão. De seguida, aplique, com gestos suaves, um creme mais gordo do que o habitual. Consulte o médico se tem a pele seca, a escamar ou sente comichão persistente.


Sem comentários: