Insónia

As alterações do sono, de acordo com a American Sleep Disorders Association, dividem-se em três grupos:

– Dissonia: distúrbio do sono normal ou do padrão rítmico.

– Parassomia. Qualquer disfunção associada ao sono, como sonambulismo, terror noturno, enurese noturna.

– Alterações do sono de origem psiquiátrica.


Podem ser várias as causas para que o sono seja interrompido. É importante perceber se não existe exagero na opinião. Há uma relação direta entre as insónias e a vontade de dormir ao longo do dia. Em situações de insónia pontual, recorrer à utilização de hipnóticos raramente se justifica.

Insónia – é uma queixa comum que aumenta a prevalência com o avançar da idade. Cerca de 50% das pessoas com idades compreendidas entre 65 e 79 anos referem que têm alterações do sono. Isto confirma-se porque 40% dos comprimidos para dormir são consumidos pelos idosos que representam apenas cerca de 11% da população. É importante fazer um esforço e determinar quais são as causas da insónia antes de iniciar os tratamentos.


A insónia passageira pode acontecer até 3 a 4 semanas; após essa fase é considerada crónica.


MAGNÉSIO


O que é?

É um importante mineral, que está envolvido em bastantes reações

enzimáticas, muitas das quais responsáveis pela produção de energia e pela função cardiovascular.

Para que é necessário?

É indispensável para a formação dos ossos, proteínas e ácidos gordos, formação de novas células, ativar as vitaminas do grupo B, e formar ATP – a forma de energia que faz o corpo viver. É indispensável para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Se existe carência, os tecidos ficam ‘’amorfos’’ e a célula não encontra o repouso, permanece excitada, originando problemas de contracção muscular, cãibras, espasmos dos músculos da face, contracções dolorosas, alterações do sono, fadiga.


VALERIANA


O que é?

Valeriana é uma planta, normalmente usada para distúrbios do sono, especialmente para os problemas em dormir (insónia). É muitas vezes combinada com lúpulo, erva-cidreira e outras plantas que também causam sonolência. Algumas pessoas que estão a tentar parar de tomar “comprimidos para dormir” usam a valeriana para ajudá-los neste sentido, ou até mesmo quando reduzem a toma destes. De frisar ainda, que existe alguma evidência científica que mostra que a valeriana é eficaz para distúrbios do sono.

Para que é necessária?

A Valeriana também é usada para condições relacionadas com a ansiedade e stresse psicológico, incluindo asma nervosa, reações histéricas, excitabilidade, medo de doenças (hipocondria), dores de cabeça, enxaquecas e dores de estômago.


MELATONINA


O que é?

A Melatonina é uma hormona que se encontra naturalmente no corpo. Normalmente, a melatonina promove o adormecimento e é usada para ajustar o relógio interno do corpo. Eficaz na regulação do “jet lag” por exemplo e também no ajuste de ciclos de sono / vigília em pessoas cujas mudanças de horário de trabalho (mudanças de turnos).

Qual a origem?

A melatonina é uma substância natural produzida pela glândula pineal.

É uma molécula “inteligente” com múltiplas funções, funciona de modo selectivo, assim, actua somente quando e onde for necessário. Além disso, é uma substância que não possui contra-indicações e não apresenta nenhum tipo de efeito colateral.

Para que é necessária?

A melatonina também é utilizada para o tratamento da incapacidade de dormir (insónia); para a síndrome da fase atrasada do sono (DSRS); para a insónia associada ao transtorno de défice de atenção e hiperatividade (TDAH), para problemas de sono em crianças com deficiências de desenvolvimento, incluindo o autismo, paralisia cerebral e deficiência intelectual.


ESCOLZIA


O que é?

A escolzia é uma planta conhecida pelo seu poder sedativo e hipnótico, é útil contra dores de cabeça, perturbações de humor e sono, e pressão arterial elevada.

Qual a origem?

Nativa do Arizona, Califórnia, Oregon e México. Cresce principalmente nas dunas costeiras e vales secos perto do mar.

Para que é necessária?

Esta planta é indicada para a ansiedade, stresse e distúrbios do sono (insónia, despertares noturnos), distúrbios psicossomáticos, irritabilidade, diminuição do humor, dor psíquica e nervosismo.


PASSIFLORA


O que é?

A Passiflora, ou flor do maracujá, é uma planta medicinal também conhecida como Flor-da-paixão ou Maracujá-rosado, muito utilizada no tratamento da ansiedade e insónia.

Qual a origem?

É originária da América do Sul e Centro-Norte do Brasil.

Para que é necessária?

Rica em flavonóides, alcalóides e saponinas, a passiflora é capaz de agir no sistema nervoso central rearranjando os neurotransmissores, e ajuda a relaxar tensões musculares.

Portanto, é possível afirmar que a passiflora age como calmante natural e sedativo leve, controla a ansiedade, trata distúrbios do sono, como a insónia causada pelo stresse.

Estudos feitos com a passiflora provaram que as suas substâncias são capazes de provocar efeitos sedativos, mas sem alterar a atividade elétrica do sistema nervoso central. Ou seja, embora aja como calmante, a passiflora não altera a lucidez e nem causa dependência.


Conheça o suplementos natural Stresscalm Sono veja aqui



Insónia

Sem comentários: