Programa de desintoxicação

Proponho neste capitulo um programa de desintoxicação benéfico a todas as pessoas mas especialmente para os que sofrem de desordens intestinais. É essencialmente aconselhado para os casos de prisão de ventre rebelde muitas vezes acompanhados de doenças crónicas ou outras desordens orgânicas: artrite, reumatismo, dermatoses, psoríase, obesidade, esclerose múltipla, etc.


Normalmente este programa dura uma semana ou mesmo duas conforme a cronicidade e a auto-intoxicação do organismo. As pessoas com colites agudas ou hemorragias intestinais não devem seguir este programa, bem como qualquer outro tratamento sem conselho médico.


Seguir a dieta sugerida, mas antes, consultar a lista de alimentos que é necessária para uma semana.


Começar o programa de desintoxicação por:


  • Um dia completo de fruta ou de caldos de legumes (beber apenas o caldo) e legumes cozidos.

  • Em seguida durante sete dias alternar um dia a sumos de legumes, com um dia a sumos de fruta (utilizar legumes e fruta da época).

 


Notas importantes: Beber no mínimo quatro copos grandes de sumos de legumes ou fruta.


 


Nos casos de prisão de ventre rebelde introduzir no programa a fórmula especial “sumo de desintoxicação”.


Ao deitar aconselha-se a seguinte bebida: 1 copo de água mineral morna com uma colher de sopa de vinagre de cidra e 1 colher de mel.


Durante este programa também é recomendado diariamente, sobretudo antes de deitar, um banho quente para ajudar a desintoxicação e a relaxar os músculos. Atenção que os banhos devem ser sempre tomados após a digestão.


Se por motivos pessoais não for possível fazer o banho ao deitar tentar fazê-lo por volta das 17 horas tendo o cuidado de repousar 30 minutos após o banho. Para as pessoas muito ocupadas que não possam fazer este banho de desintoxicação todos os dias experimentar a fazê-lo pelo menos sexta-feira, sábado e domingo.


Existem vários tipos de banho. Experimentem os banhos à base de algas (existem já à venda em pequenas doses) ou banhos de essências de plantas do Dr. Jean Valnet, célebre médico francês que se celebrizou pelas suas pesquisas e estudos no campo da aromaterapia. O Dr. Valnet e o Dr. Sevelinge que conheci em Paris, durante alguns anos da minha prática, foram pioneiros nesta área. Com eles aprendi o valor desintoxicante, relaxante e anti-fadiga deste tipo de banhos.


As várias misturas para banhos podem apresentar propriedades relaxantes, antisépticas, bactéricidas, desintoxicantes ou para activar a circulação ou melhorar o sono. As essências de plantas próprias para banhos dão origem a uma forma de banhos com valor terapêutico confirmado.


Um outro tipo de banho que recomendo é um banho à base de um pó extraído de um mineral especial descoberto na Ilha de Kyoto, no Japão. Este mineral activa as células e desintoxica o organismo eliminando ao mesmo tempo metais pesados tais como o mercúrio e o PCB´s. É um banho simultaneamente desintoxicante e revitalizante. Este mineral é apelidado de SGES (Super grow energy stone), ou seja, o mineral que emana uma super energia. Existem já vários trabalhos científicos sobre os efeitos desintoxicantes deste banho especialmente elaborados pelo departamento médico da Universidade de Kyoto e pelo Colégio de Dermatologia. É recomendado para as doenças cutâneas, obesidade, fadiga crónica, dores artríticas.


O stress a que são submetidas várias profissões precisa e beneficia grandemente da relaxação e desintoxicação que a prática destes banhos proporciona.


A terapia dos banhos permite eliminar, através da pele e rins, toxinas, metais pesados, ácidos, lipidos oxidados, etc. Completa a terapia oral e eventualmente as lavagens do cólon.


A desintoxicação conseguida activa as funções do organismo, melhorando, entre outras funções, o nível de oxigénio no sangue. Consequentemente o metabolismo é estimulado, o cérebro melhor irrigado e oxigenado aumenta as suas capacidades. Por exemplo, está provado que o banho de algas, por exemplo, provoca uma vasodilatação das artérias e capilares, portanto uma melhor evacuação das toxinas para o exterior.


O banho SGES, após 10 minutos, aumenta a circulação sanguínea produzindo um efeito similar de desintoxicação, através da pele.


Quando a cura se termina devem continuar a ter cuidado com a alimentação e a regular os intestinos. É sempre bom continuar a respeitar algumas regras: manter, por exemplo, um dia por semana em que consomem apenas sumo de maçã, ou cenouras ou então arroz integral e maçãs cozidas. Neste dia especial aconselha-se um laxativo à base de plantas para tomar à noite ou um clister para ajudar a expulsão dos resíduos, já por si favorecida e facilitada pela dieta especial de sumo de fruta ou de arroz integral.


Ao mesmo tempo, deve equilibrar-se a relação acido/alcalina, muitas vezes com tendência ácida. Esta noção ácida/alcalina na alimentação tem sido muitas vezes ignorada.


No entanto, sabemos actualmente que para conservar uma boa saúde física o organismo deve estar ligeiramente alcalino. De uma maneira ou de outra, demasiado ácido ou demasiado alcalino, o organismo desequilibra-se e provocam-se as doenças da civilização moderna.


 






Alimentos acidificantesAlimentos alcalinizantes
 

Produtos animais: carnes, peixes


Álcool: vinho, cerveja, cidra, etc.


Cereais refinados, massas, tostas, bolos, etc.


Gorduras saturadas


Açúcar refinado


Condimentos e especiarias


Ovos


Produtos lácteos: leite, queijo


Café, cacau, chocolate, chá


 

Legumes


Batatas, topinambur, iguame


Beterraba, cenoura, nabo, rabanetes, aipo


Alho, cebola, alho francês


Alcachofra, espargos, beringelas, abóboras, pepinos, courgettes, acelgas


Saladas, chicória, alface, agrião, endívia


Cogumelos, tomates


Fruta madura


Fruta ácida ou algumas como a laranja, tangerina, limão, toranja, ananás (embora tendo ácidos orgânicos têm uma reacção final e alcalinizante).


Morangos, maçã, pêra, pêssego, uva, cereja, etc.


Frutos secos, tâmaras, passas, figos.



Programa de desintoxicação

Sem comentários: