Dicas para evitar e combater o aparecimento de celulite e o efeito casca de laranja. Acabe com a celulite.


Dicas para evitar e combater o aparecimento de celulite e o efeito casca de laranja. Acabe com a celulite.

A grande maioria das mulheres sofre deste problema, e embora seja difícil de tratar não é impossível. Existem muitos cremes e terapias que podem ajudar a desvanecer ou evitar o aparecimento da celulite, porém estes só são eficientes quando administrados em conjunto com um estilo de vida saudável.

Coma mais frutas e legumes. Faça destes alimentos a base da sua dieta e tente sempre que possível ingeri-los crus mesmo que sob a forma de batidos ou sumos (veja aqui algumas receitas) para que não perca nenhum dos seus benefícios nutricionais. (veja aqui como preservar as vitaminas das frutas e legumes).

Beba mais água. A água ajuda o organismo a eliminar toxinas acumuladas. Tenha sempre consigo uma garrafa de água para ir bebendo ao longo do dia.

Evite bebidas alcoólicas. Elas afetam a capacidade de limpeza do fígado prejudicando assim todo o processo regenerativo do organismo. (veja aqui como limpar o fígado)

Evite alimentos muito processados. Elas contém muitos químicos sem valor nutritivo que só servem para congestionar ainda mais o organismo.

Evite bebidas com gás mesmo que sejam light ou sem açúcar.

Massaje com uma esponja exfoliante. Aproveite o banho para massajar a área afetada pelo menos 5 minutos por dia. Utilize uma superfície rugosa e massaje sempre no sentido em direção ao coração.

Mantenha-se ativa. Faça cerca de 30 a 45 minutos de corrida ou caminhada pelo menos 3 vezes por semana.

Recorremos compulsivamente a um sem número de produtos de aplicação tópica na esperança de acabar, de uma vez por todas, com a celulite e redefinir a silhueta.

Esses produtos resultam? Ajudam a minimizar os efeitos visíveis. Mas o problema é que a celulite «é causada por uma combinação de alterações a nível da microcirculação estimuladas pelo acumular de gordura», como indica a nutricionista Cláudia Santos.

A forma como se tenta eliminar essa gordura, contudo, é determinante. Já que adoptar uma dieta demasiado restritiva, na verdade, só piora o efeito visível da celulite, pois reduz a elasticidade dos tecidos, tornando o aspecto «casca de laranja» ainda mais evidente.

Alguns suplementos alimentares ajudam muito no combate à celulite.
Tais como:

- Centella asiática comprimidos (Gotu kola) Veja aqui
- Centella asiática gel (Gotu Kola) Veja aqui

Quando questionada quanto às indicações que dá numa dieta para queimar a gordura localizada, a nutricionista Cláudia Santos responde: «fazer 5 a 6 refeições diárias; comer de três em três horas; beber no mínimo 1,5 L de água; tomar sempre o pequeno-almoço; optar por pratos cozidos, grelhados ou a vapor e variar nos alimentos (a monotonia é inimiga da dieta)».
Mais concretamente, aconselha adoptar «uma dieta rica em vegetais, cereais pouco refinados e fruta, com doses moderadas de carne, peixe e lacticínios, e pobre em gorduras, sal e açúcar». E recomenda ainda o consumo de «alimentos ricos em potássio, dado o seu efeito diurético».
Para além disso, considera essencial praticar exercício adequado à condição física e estado de saúde de cada pessoa. «Se não for possível fazer exercício, caminhe 30 minutos por dia», aconselha.
«A melhor forma de combater a celulite está na adopção de um estilo de vida saudável combinado com um plano alimentar equilibrado», recorda a nutricionista.

O que comer

A nutricionista Claúdia Santos indica os alimentos mais e menos recomendados para combater a celulite.

Diga sim a...

Leite, queijo fresco e iogurte magro (sem açúcar);
Frutas como maçã, pêra, laranja, quivi, abacaxi, melancia e melão;
Legumes e verduras;
Sopa sem batata, com uma cenoura ou um pouco de abóbora;
Pescada, salmão, linguado e robalo;
Fiambre e salsichas de aves ou presunto sem gordura;
Carnes magras como frango, peru e vaca;
Conservas ao natural ou em azeite;
2 ou 3 ovos por semana;
Ervas aromáticas ou especiarias para temperar em vez de sal
Batata, massa e arroz como acompanhamento ao almoço;
Adoçante moderadamente;
Azeite, em detrimento de outras gorduras.
Diga não a...

Carnes gordas como porco, pato, ganso, cabrito ou borrego;
Ostras, lagostins e delícias do mar;
Enchidos, como chouriço, alheira ou farinheira;
Fritos com farinha ou pão ralado como croquetes;
Conservas em óleo;
Doces industriais, gelados de leite gordo e bolos;
Maionese, mostarda e ketchup;
Bebidas alcoólicas e refrigerantes.

Faça dieta em conjunto com suplementos naturais que ajudem na redução de celulite como centelha asiática (gotu cola) em conjunto com o creme, revela que produz óptimos resultados.

António Cardoso Tavares, cirurgião plástico no Hospital particular de Lisboa afirma que: “A partir dos 40 anos, as mulheres que são afectadas pela celulite é uma falsa celulite (deformação resultante da flacidez da pele, com depressões que simulam a pele tipo casca de laranja, em idades mais precoces o aparecimento desta distribuição de gordura é influenciado por vários factores, alguns deles evitáveis, outros nem por isso.”

Sem comentários: