Saiba calcular o seu IMC

Saiba calcular o seu IMC
O verão está quase a chegar. O alargamento dos dias, o aquecimento da temperatura e os dias mais bonitos deixam-nos mais bem dispostos e com vontade de cuidar de nós ! Inevitavelmente surgem as preocupações com o corpo e com a aparência. É a altura do ano onde se nota mais afluência ao ginásio e que cria mais motivações para emagrecer.

O excesso de peso é um problema que atinge cada vez mais a sociedade portuguesa. As maiores causas são duas: a insuficiente actividade física e os maus hábitos alimentares. Assim, uma das primeiras medidas a tomar é cortar com os excessos alimentares, para comer de uma forma equilibrada e fazer desporto com alguma regularidade.

A busca do peso ideal é uma luta constante, mas que nem sempre é frutífera. Começa pelo problema da definição do peso ideal, que não existe. Os padrões da sociedade actual, representados na moda, nos media e mesmo nos nossos amigos é que exigem e exercem pressão no sentido de perder peso. Mas a melhor definição do peso ideal é a de um grande professor francês de nutrição, Jean Trémolliéres, que dizia “o peso ideal é aquele que nos fica bem”. É portanto um conceito muito pessoal, porque somos nós que sabemos qual o limite para nos sentirmos bem e em plena forma. É importante traçar objectivos, mas não devemos cometer exageros.

IMC – Uma medida precisa para calcular

Para calcular o peso ideal, os quilos não são a única medida a levar em conta. Isto porque a estrutura do corpo varia de pessoa para pessoa tornando impossível comparar pesos de pessoas com alturas muito diferentes. Para que este processo seja mais simples e mais fiável, a avaliação tem que ser feita através de um indicador específico: o Índice de Massa Corporal (IMC). Esta medida permite calcular e situar a estatura em função das normas de referência, colocando-a em três estádios: normal, excesso de peso e muito magro. O IMC indica o peso em função da altura conveniente para uma boa saúde e uma silhueta irrepreensível.

Como calcular o IMC

Existem duas maneiras de calcular esta medida. Através do quador de estatura, onde o IMC se localiza na intersecção da altura com o peso. Ou então é possível calculá-lo matematicamente através da seguinte fórmula:


IMC=peso(kg)/altura²(m)

Deste cálculo devem ser excluídos desportistas profissionais, crianças e grávidas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) propõe a seguinte descodificação de resultados para o IMC:

CondiçãoIMC em adultos
abaixo do pesoabaixo de 18,5
no peso normalentre 18,5 e 24.9
acima do pesoentre 25 e 29.9
obesoentre 30 e 39.9
muito obesoacima de 40

Como referido pela OMS num artigo publicado em Setembro de 2005, um “índice de massa corporal elevado é um dos maiores factores de risco para doenças do coração, trombose, diabetes do tipo 2 e outras doenças crónicas”.

Soluções

Para além da manutenção de uma dieta saudável, existem no mercado soluções altamente eficientes com base em produtos de origem natural, que podem de forma simples e eficaz ajudar a reduzir o IMC.

Encontrará este e muito mais artigos interessantes no nosso site em www.jardimverde.pt.

Sem comentários: