Os benefícios das Bagas

Chamamos bagas aos frutos pequenos e saborosos que são consumidos frescos, directamente da planta, para aproveitar o máximo sabor e valor nutricional. Elas são nutricionalmente importantes pela sua riqueza em vitamina C, fibras solúveis e pectina.


Algumas bagas, tais como os arando e as groselhas têm propriedades medicinais muito úteis. Elas fornecem uma grande quantidade de vitamina C quando comidas frescas, mas uma vez que a maioria das bagas são também ácidas, mesmo quando são congeladas ou enlatadas continuam a fornecer uma grande quantidade da dose diária recomendada de vitamina C.


Devido á sua cor brilhante e há quantidade significativa de pectina que têm, muitas bagas são excelentes para fazer geleias e compotas. Elas são também populares em molhos, pudins, adicionadas aos assados e para fazer cocktails. Que bonita fruta para os dias festivos!


MIRTILOS


SUMO-DE-MIRTILO

Os mirtilos contêm antocianósidos anti-bacterianos, os quais têm uma ação na circulação sanguínea, e os torna numa útil ajuda no tratamento de veias varicosas, cistítes e outros problemas urinários. Eles são muito agradáveis quando comidos crus, ou nos tradicionais queques de mirtilos. No entanto, o açúcar que contêm podem causar diarreia, se comidos em excesso.


ARANDO


SUMO-DE-ARANDO

Durante décadas, o sumo de arando era utilizado no tratamento e prevenção de cistites agudas e crónicas recorrentes, e uma série de estudos científicos vêm agora confirmar esta sabedoria utilizada pelos nativos. O arando contém um componente que reveste as paredes da bexiga, rins e ductos coletores, que impede que as bactérias  se unam a estes tecidos sensíveis, onde elas normalmente vivem e se multiplicam. Um copo de sumo de arando diariamente é dez vezes mais eficaz a matar as bactérias urinárias do que os antibióticos convencionais.


GROSELHAS NEGRAS


As groselhas negras são uma fonte extremamente rica de vitamina C, que contém quatro vezes mais do que o seu peso equivalente de laranjas. A vitamina C contida nesta baga minúscula torna-a um poderoso antioxidante, protegendo-nos contra doenças cardíacas, problemas circulatórios e contra as infecções. Elas contêm também quantidades significativas de potássio mas muito pouco sódio, tornando-as úteis na retenção de líquidos e no tratamento da hipertensão arterial.



Os benefícios das Bagas

Sem comentários: