A erva-doce

A erva-doce, também conhecida como anis é uma planta originária do Meio Oriente cujo cultivo estendeu-se até as regiões mais cálidas do Mediterrâneo, até o ponto de que a Espanha é, no mundo, uma dos maiores exportadores desta planta.

É com os seus frutos que trabalha-se na medicina erval, e deles que tiramos os maiores benefícios; evita-se o uso do resto da planta pois eles trazem problemas secundários ao organismo. Mas falemos dos benefícios da erva-doce, já que eles são numerosos e o que nos compete.

A erva-doce é uma das plantas medicinais mais efetivas no que se refere à ação carminativa, aperitiva e tonificante. Suas propriedades digestivas fazem dela uma forte aliada para a limpeza dos intestinos e do estômago.

Esta planta também atua sobre o aparato respiratório, e facilita a expulsão das mucosidades alojadas  nos brônquios. A erva-doce é ideal para asmáticos e bronquíticos, assim como também para aqueles que desejam deixar de fumar. Neste último caso o efeito da planta é como antídoto contra a nicotina e dos alquitrãs do tabaco.

Mas a erva-doce também atua sobre as glândulas mamarias, aumentando a produção de leite das mulheres que estão amamentando. Além disso, a erva-doce é liberado com o leite materno, pelo qual os bebês de peito também podem aproveitar seus benefícios.

Agora que sabemos seus benefícios, como deve consumir-se a erva-doce? O recomendado é uma infusão com uma colherinha de café dos frutos por cada xícara de água, bebendo até três xícaras por dia.


Sem comentários: