Dicas sobre a menopausa


A menopausa não recebe muita atenção por parte da sociedade, porque normalmente não valorizamos a idade e a experiência da mesma forma que nos países menos ocidentalizados.
Há várias coisas que pode fazer pela saúde para que a menopausa seja bem recebida, ao invés de ser temida. Porque não experimenta algumas das dicas de saúde para ultrapassar a menopausa e entrar na fase seguinte da sua vida.

Alimentos e bebidas

Pode fazer algumas alterações na sua dieta para diminuir os sintomas da menopausa:
Beba no mínimo 1,5 litros de água natural sem gás por dia
Não beba café e tome no máximo 2 chávenas de chá por dia (pode experimentar o Bambu - uma alternativa ao café)
Certifique-se de que tem uma actividade intestinal regular
Coma com regularidade, saltar refeições não ajuda a manter um peso saudável
Reduza os hidratos de carbono refinados - açúcar branco, pão branco, massas brancas, arroz branco e alimentos revestidos com grandes quantidades de xarope
Coma mais alimentos fitoestrogéneos como brócolos, aveia e soja
Ingira mais alimentos com cálcio, mas que não sejam lacticínios, como o arroz integral, o salmão e sementes de abóbora
Fazer exercício
Faça caminhadas de 20 minutos dia sim, dia não - 10 minutos de percurso e 10 minutos de volta a casa. Isto ajuda a desencadear a produção de hormonas da felicidade, denominadas endorfinas
Compre um minitrampolim. Pode utilizá-lo em frente à televisão para não se aborrecer
Adquira alguns mini-pesos e utilize-os cuidadosamente enquanto vê a novela
Dormir
Conseguirá dormir melhor se estiver a fazer bem a digestão, por isso preste atenção às sugestões acima sobre alimentos e bebidas. Se acorda habitualmente por volta das 3h da manhã, irá verificar que se fizer bem a digestão o seu padrão de sono melhorará consideravelmente
Descontraia durante algum tempo antes de ir para a cama, para que a sua mente faça o mesmo
Antes de se deitar, escreva sobre o que está a pensar e faça uma lista das coisas que precisa de fazer no dia seguinte, para que fique a matutar enquanto tenta adormecer.
Evite ingerir cafeína, não apenas à noite, mas também durante o dia. Tente evitar todas as situações que possam causar ansiedade. Tome infusões de ervas relaxantes, como bálsamo de limão e camomila para descontrair a mente, ou tome um remédio à base de plantas que contenha valeriana, como o Dormeasan® Gotas de valeriana e lúpulo para restabelecer o seu padrão de sono
Stress
Tire tempo para si
Coma regularmente, pois saltar refeições ou comer à pressa provoca mais stress
Evite ingerir cafeína
Faça exercícios de respiração ou pratique ioga ou outros exercícios de meditação suaves que fomentem uma descontração profunda
Se precisar de mais ajuda, pode ponderar tomar um remédio à base de plantas, como o Stress Relief Daytime
Humor depressivo/propensão para chorar
O exercício é óptimo para o corpo e para a mente, pois liberta químicos naturais no organismo que nos fazem sentir felizes.
Escreva os seus sentimentos - não deve acumulá-los dentro de si. Fale com os seus amigos, mas se sentir dificuldade em fazê-lo, escrever os seus problemas num diário pode ajudar a libertar os seus sentimentos. Mais vale fora do que dentro, como se costuma dizer.
Embora beber com moderação seja aceitável, é melhor tentar evitar o consumo de bebidas alcoólicas. A água é a melhor bebida para hidratar o cérebro!
Altere o ambiente em que se movimenta. O cérebro pode formar padrões repetitivos com relativa facilidade e, assim, é difícil alterar as nossas emoções, por isso tente fazer uma coisa nova quando está deprimido e poderá surpreender-se a si e a outras pessoas. Afinal de contas, chamam-lhe mudança.
Se está à procura de um remédio à base de plantas para o humor depressivo, poderá querer experimentar o Hyperiforce® Comprimidos de erva-de-são-joão.

Sem comentários: