O que é glúten?



As dietas sem glúten se tornaram as favoritas das celebridades, que começaram a apostar em alimentos livres da substância para perder peso e regular o funcionamento do organismo. Apesar da grande fama desse novo tipo de alimentação, poucas pessoas conhecem os verdadeiros motivos para eliminar o glúten da dieta, e os benefícios dessa prática para o corpo.

Glúten: o que é

O glúten é um tipo de proteína encontrada em alguns cereais, como centeio, trigo, cevada e aveia, e em seus derivados. Essa substância é responsável por conferir viscosidade e elasticidade aos alimentos, além de ajudar na fermentação de bolos, massas e pães. Apesar de estar presente em grande parte da nossa alimentação diária, o glúten pode causar diversos malefícios ao corpo.

Intolerância ao glúten: doença celíaca

Muitas pessoas possuem hipersensibilidade ao glúten e, ao ingerir a proteína, são acometidas pela doença celíaca. Entre os sintomas da intolerância ao glúten estão dores abdominais, diarreia, danos nas paredes do intestino, dificuldade para absorver nutrientes, gases, fadiga, prisão de ventre e inchaço abdominal. A única maneira de acabar com as consequências da doença no organismo é seguir uma dieta com pouco, ou sem glúten.

Pessoas que não são hipersensíveis à substância também podem sofrer com os mesmos sintomas, mas em escala reduzida.

Dieta sem glúten para emagrecer

A suspensão do consumo de glúten não ajuda diretamente na perda de peso, mas pode ser uma aliada do processo de emagrecimento e ainda melhorar o funcionamento do intestino. Quando não consumimos glúten, estamos evitando uma série de alimentos calóricos e ricos em carboidratos, como as farinhas e os pães. Além disso, uma dieta livre da proteína melhora a digestão, reduz o inchaço abdominal e acelera o metabolismo e a queima de calorias.

Alimentos sem glúten

Alguns alimentos podem ser ótimos substitutos dos cereais ricos em glúten, como o trigo, que conta com 30% de glutenina (responsável pela síntese de glúten) em sua composição.

Quinoa, amaranto, sementes de girassol, arroz, milho, soja e mandioca são alguns exemplos de cereais, vegetais e leguminosas que podem completar a alimentação sem glúten de forma bastante satisfatória.

Sem comentários: