Combater a menopausa - saiba como

O que são afrontamentos?

Os afrontamentos são um sintoma comum da menopausa sentidos por cerca de 75% das mulheres e podem descrever-se como uma sensação súbita de calor no corpo. Os afrontamentos podem ocorrer por si só, mas são frequentemente acompanhados por suores nocturnos ou sudação excessiva durante o dia.
Os afrontamentos e sudação podem também estar acompanhados de náuseas, tonturas ou de uma sensação de mal-estar geral.
Existem outras causas para os afrontamentos para além da menopausa. Por exemplo, os homens podem ter este sintoma, mas de uma forma geral, quando se utiliza o termo «afrontamento», refere-se a sintomas experienciados pelas mulheres durante a menopausa.

Afrontamentos e sudação na menopausa

Os afrontamentos durante a menopausa podem sentir-se em todo o corpo, mas habitualmente afectam o rosto e o pescoço. Durante os afrontamentos as mulheres sentem-se quentes e a pele fica avermelhada. Frequentemente, os afrontamentos acompanham ou contribuem para a sudação durante a menopausa.
Como os afrontamentos e a sudação durante a menopausa são sintomas tão importantes, normalmente em conjunto, muitas mulheres na menopausa referem-se indistintamente a «afrontamentos» e «sudação da menopausa».

O que esperar?

Os afrontamentos associados à menopausa podem ocorrer em qualquer altura. Para algumas mulheres os afrontamentos são o principal sintoma da menopausa. Outras mulheres atravessam a menopausa sem problemas, sentindo afrontamentos durante a última menstruação. Para um número reduzido de mulheres, os sintomas podem continuar durante anos após o término da menstruação.
Contudo, a experiência demonstra que uma transição rápida de menstruações regulares e normais para a ausência de menstruação pode ser uma das causas da intensificação dos afrontamentos.
Os afrontamentos e a sudação durante a menstruação podem ocorrer a qualquer hora do dia (frequentemente nos momentos piores e mais inconvenientes). Podem chegar a ocorrer várias vezes por hora - terrível quando usa aquela blusa de seda.
O número médio de episódios sentidos por dia varia bastante de mulher para mulher. Cada afrontamento pode durar entre alguns segundos a vários minutos.

Porque ocorrem?

A causa fulcral dos afrontamentos é ainda desconhecida. Sabe-se apenas que a parte do organismo responsável por sentir e controlar a temperatura corporal (e outras funções corporais) é o hipotálamo.
Durante a menopausa os níveis de estrogénio diminuem bastante. Embora não compreendam plenamente, os cientistas acreditam que esta diminuição do estrogénio causa um erro na forma como o hipotálamo sente a temperatura corporal, sentindo que está demasiado quente.
Isto desencadeia uma resposta concebida para arrefecer o corpo. Aflui mais sangue à epiderme (uma das causas dos afrontamentos e do avermelhamento da pele) e as glândulas sudoríparas começam a funcionar (a sudação da menopausa).

Afrontamentos da menopausa e o ambiente

Uma das causas dos afrontamentos durante a menopausa são as alterações no ambiente exterior. Por exemplo, movimentar-se do interior para o exterior com grandes diferenças de temperatura.
Este é o motivo pelo qual as mulheres consideram que os sintomas podem ser mais comuns no Verão ou ao entrar numa sala com aquecimento elevado em dias com temperaturas muito baixas. Outros factores que desencadeiam ou causam os afrontamentos da menopausa incluem o stress, a ansiedade, o aumento das emoções e até a ingestão de alimentos picantes.
Os afrontamentos não representam qualquer perigo real para a saúde. No entanto, quando ocorrem durante a noite e acompanhados por sudação nocturna, podem perturbar o seu sono e o do seu parceiro. Por outro lado, pode causar alterações de humor e a afectar a sua concentração e os níveis de energia.
Outros motivos para a ocorrência de afrontamentos
Os homens também podem sentir afrontamentos e obviamente não estão a passar pelas mesmas fases da menopausa que as mulheres. Embora a menopausa seja a primeira causa de afrontamentos, existem outros motivos para a ocorrência deste sintoma. Estão incluídos os seguintes sons:
Stress e ansiedade
Medicação com fármacos
Alguns problemas de saúde

Caso tenha afrontamentos e não considere que a menopausa seja a causa destes sintomas, deve aconselhar-se com o seu médico.

Tratamento dos afrontamentos durante a menopausa

Alfred Vogel afirmou que «Um bom estado de saúde implica mais do que apenas remédios». Se estiver na menopausa, existem várias medidas que pode pôr em prática para aliviar os sintomas.
Como os sintomas da menopausa podem ser tão abrangentes, a melhor forma de se preparar para «a mudança» é avaliar todos os aspectos da sua vida:
Faça uma alimentação equilibrada e completa e não salte refeições - o baixo nível de açúcar no sangue pode ser uma das causas dos afrontamentos!
Certifique-se de que tem uma actividade intestinal regular (no mínimo uma vez por dia) - a obstipação pode ser um importante factor no desencadear de afrontamentos!

Beba muita água mineral - no mínimo um litro e meio. Assim, permanecerá hidratada e contribuirá para o alívio dos afrontamentos.
Faça exercício regularmente - uma caminhada rápida meia hora por dia pode fazer maravilhas!

Lide com o stress. O stress origina a libertação de químicos que fomentam os afrontamentos!

Adicione HYPERIFORCE à combinação como tratamento para aliviar a sudação excessiva, que é a componente mais significativa da menopausa para muitas mulheres.

Alguns suplementos naturais que ajudam no combate à menopausa

MENOCARE ® (ISOFLAVONAS SOJA+VITAMINAS+MINERAIS+CHÁ VERDE)
MENOSOF PLUS



Sem comentários: