Apps para controlar o peso não devem substituir o papel do médico


As aplicações para controlar o peso são ferramentas de apoio e não devem substituir o papel dos nutricionistas ou dos especialistas em endocrinologia, segundo um estudo espanhol.
Cinco milhões de utilizadores descarregam a cada 16 segundos uma aplicação para os seus telemóveis. Esta tendência é também visível entre o grupo de pessoas que pretende melhorar os seus hábitos alimentares, manter-se em forma e perder peso.
Para ajudar os internautas na sua escolha, a revista espanhola Eroski Consumer analisou as funcionalidades de 16 aplicações móveis gratuitas que ajudam a controlar o peso e a melhorar os hábitos alimentares.
Na análise das apps, que são compatíveis com os sistemas operativos iOS e Android, estiveram envolvidos nutricionistas da revista da Sociedade Espanhola para o Estudo da obesidade (SEEDO), assim como especialistas da The App Date, ponto de encontro em Espanha sobre aplicações para telemóveis.
As funcionalidades oferecidas pelas 16 aplicações foram classificadas em cinco secções como teste inicial, orientação alimentar, registo de alimentos e exercício físico, monitorização do progressos e da motivação e aconselhamento alimentar. O objectivo destas apps é ajudar o internauta a encontrar, de forma simples, por exemplo, informação nutricional dos alimentos que ingere e a acompanhar as suas refeições, exercícios e peso.
Segundo os especialistas envolvidos no estudo, “as apps deveriam destacar em primeiro lugar a importância de procurar aconselhamento médico antes de se iniciar uma deita alimentar”. No entanto, “apenas metade das aplicações faz esta recomendação”, nomeadamente as apps Calorie Counter by FatSecret, Weigh What Matters, Calorie Counter by CalorieCount.com, Calorie Counter- Myfitness Pal, Fitbit, Diet Point Español, DailyBurn Tracker e 40•30•30.
No que diz respeito à orientação alimentar, comprovou-se que praticamente nenhuma app aconselha a perder um número de quilos determinado.  Nas apps Calorie Counter by FatSecret, Shape Up Club, Calorie Counter by CalorieCount.com, Calorie Counter-MyFitness Pal, Libra-Gestor de Peso, Noom Weight Loss e iPesoCorporal é a pessoa que estabelece o número de quilos que deseja perder.
As kcal ajudam a recuperar a energia perdida durante o dia e durante a noite. A energia é necessária não só para se exercitar, mas para tudo o que faz, até para respirar e dormir. Neste sentido, cada pessoa necessita de assegurar que a energia despendida está em equilíbrio com a energia consumida. Em média, uma pessoa necessita de cerca de 2.000 kcal por dia, mas não existe consenso entre as app móveis analisadas quanto ao número de calorias necessárias.
Oito dos 12 programadas estudados propõem um plano calórico, indicando o número de calorias que são aconselháveis ingerir diariamente. A app Weigh What Matters aconselha a procurar ajuda de um profissional de saúde para estabelecer um plano de calorias correcto e adequado.
As app Calorie Counter by FatSecret, Shape Up Club Calorie Counter by CalorieCount.com, Calorie Counter-MyFitness Pal, Fitbit, DailyBurn Tracker y Noom Weight Loss oferecem um serviço de monitorização. Por exemplo, registam os alimentos e as bebidas que  são ingeridas, de forma a controlar a dieta do utilizador.
Quase todas as app – excepto a La Dieta del Bocadillo, Tu Peso Ideal e 40•30•30 – analisam os progressos realizados pelo utilizador, analisando dados como peso, IMC, as calorias ingeridas e o exercício físico realizado.
A perda de peso é um desafio que requer motivação. E sete das 16 aplicações fornecem mensagens que visam motivar o utilizador para hábitos alimentares correctos: Weigh What Matters, Calorie Counter by CalorieCount.com, Calorie counter-MyFitness Pal, Fitbit, Diet Poiunt?Español, DailyBurn Tracker e Noom Weight Loss. Estas duas últimas apps enviam mensagens de felicitação e de bom trabalho aos utilizadores.
Confira a lista das 16 apps analisadas pela revista espanhola:
7. Fitbit

Sem comentários: