O que são Triglicéridos? Como descer os seus valores?

Tanto os triglicéridos como o colesterol são gorduras importantes que circulam no nosso sangue e são necessárias para o nosso organismo, o problema surge quando seus valores sobem acima do normal.

O valor de referencia limite é de 200mg/dl, quando está muito acima perto dos 500mg/dl acende-nos a luz para doenças como pancreatite, doença hepática, diabetes, hipotiroidismo, enfarte do miocárdio, ou que a pessoa está a ingerir muito açúcar e gorduras.
Quando o valor está muito abaixo, menor que 150mg/dl, revela um quadro de má nutrição, má absorção, hipertiroidismo e doença pulmonar obstrutiva.

O excesso de peso, o consumo de muitas calorias e o álcool aumentam os triglicéridos.
Também podem surgir pelos efeitos secundarios de medicamentos, como os anticonceptivos (pílula), anti-inflamatórios esteróides (tenham cortisona), e os diuréticos.

 Entendo perfeitamente o que leva as pessoas a terem uma alimentação que aumenta os níveis de triglicéridos, muitas delas já têm idade e quando novas passaram fome ou necessidades, como vamos agora, dizer-lhes para não comerem?
Existem algumas medidas que beneficiam, mesmo o tradicional comedor:

-  Consumir alimentos ricos em fibra, especialmente a aveia e os cereais integrais, pois eles absorvem as gorduras, assim como vegetais de folha verde e frutas (comer a fruta, não o sumo e fora das refeições).

- Uma das grandes medidas para reduzir os níveis de triglicéridos é aumentar a atividade física, fazer de 30 minutos a 1 hora de caminhada diária.

- Num vaso com agua, misturar 2 colheres de sopa de aveia e deixar repousar toda a noite, beber no dia seguinte.

- Um truque caseiro, consiste em beber uma infusão de casca de laranja (ferver 5 minutos) todos os dias à noite.

- A maçã é a grande rainha no controle dos triglicéridos, em jejum beber suco verde ao qual adicionou 2 ou 3 maçãs.

Se é mulher na idade pós menopausa, dê atenção aos valores altos dos triglicéridos, não pense que os medicamentos os descem, estudos indicam que o só o fazem na ordem de 10 a 30 por cento, por isso acrescente estes truques, e veja os resultados.

Tratamento Natural das Hemorroidas

Todos temos hemorróidas, não é uma doença é uma parte anatómica e útil do nosso corpo. São veias situadas na area rectal. O problema surge quando estas veias dilatam e inflamam, dando dor, comichão e por vezes sangramento.

O que fazer?
Como não devemos agir somente sobre os sintomas, mas tentar fazer com que o desequilíbrio causal seja ultrapassado, para que dessa forma possamos ter um ânus adequado ás suas funções eliminatórias, temos que perguntar?
Porque tenho eu hemorróidas?
Varias causas podem estar por trás deste aviso do seu corpo, como a prisão de ventre, comer em excesso associado ao sedentarismo, álcool, problemas hepáticos, preguiça do sistema linfático, quistos nos ovários, esforços intensos e gravidez.

- Em primeiro lugar tem de alcalinizar o corpo, para isso fique longe de carne, produtos industrializados, refrigerantes e lácteos.
Prefira uma alimentação baseada em verduras, cereais integrais, frutas e sementes.
Porque tem de fazer esta mudança?
Não somos obrigados a nada, mas há consensos pessoais a que temos que chegar, temos de decidir se queremos unicamente aliviar o sintoma com este ou aquele tratamento ou se queremos curar.
Fazer um tratamento para aliviar o sintoma ou curar, são duas coisas muito distintas, uma envolve a sua ação sobre o local a outra envolve alterações na sua Vida.
Da pomada mais milagrosa à cirurgia, tudo contribui para um alivio do sintoma, mas senão normalizar a digestão e a evacuação de forma a purificar o sangue, não está a curar.

- Em jejum beba agua com limão e 1 colher de azeite de boa qualidade. Diariamente tome 1 colher de sopa de linhaça moida.

- Coma urtigas ( se for época) em sopas, em esparregado, cozidas, cruas em sumos e beba chá de urtigas com malvas e menta.
Diariamente consuma frutas como laranjas, clementinas, tanjas...frutas cítricas.
Pode ralar cascas de limão e laranja e juntar ás saladas, excelente fonte de bioflavonoides.

- Caminhe 1 hora por dia e respire...inspire e expire conscientemente.

- Também existem extratos preparados à base de Castanha da India, Hamamelis e Ginko Biloba que melhoram a circulação e podem dar uma ajuda.

 - Como adjuvante, para regularizar os intestinos e a zona hepática deve dormir com cataplasmas de argila sobre o ventre e fígado.

- Não podem faltar como tratamento local os Banhos de acento (mergulhar a zona rectal numa bacia com agua e deixar os pés de fora).
Nas crises agudas, com as hemorroidas de fora, deve ser feito com agua muito fria, por vezes até aplicar localmente gelo envolvido num pano para que a desinflamação aconteça rapidamente.
Fora das crises, fazer banhos de acento com agua morna, quase quente (a agua pode ser simples ou com infusão de malvas, ou de nogueira ou de tomilho). Depois de estar na agua morna por 15 a 20 minutos, deve passar por agua fria.

Pode aplicar uma bola de algodão embebida em vinagre de maçã e repetir o processo até desaparecer o sintoma agudo.
Outra opção é a Aloés, tanto em forma de pomada de aloés como em gel, mas o mais indicado é cortar uma folha, abri-la e aplicar directamente no local.

- Não use sabão na zona, pode irritar e humedeça o papel higiénico antes de se limpar.

- Um tratamento antigo consistia em injetar (com uma "pêra" de borracha que se vende na farmácia)sumo de dois limões no reto e deixar ficar toda a noite. Repetir três noites. Parece que é um pouco doloroso, mas o sintoma hemorroidal deixa de incomodar.
O grande mestre Lezaeta, que considerava que todas as doenças tinham cura  bastava para isso dar ao corpo as condições que necessitava, disse: "A operação ou extirpação das hemorroidas não restabelece a Saúde do doente, porque o bisturi não purifica o sangue. A doença mudará de sintoma e as matérias toxicas que procuravam saída por baixo, subirão à cabeça e afetaram o cérebro ( a maior parte das pessoas com hemorroidas sofre de perturbações nervosas). Julgando-se curado, o doente seguirá sua Vida de erros que lhe causará maiores males".


Sem comentários: