Como conservar melhor os alimentos saiba tudo aqui


SAIBA COMO CONSERVAR MELHOR OS ALIMENTOS
Os métodos mais comuns para conservar alimentos incluem a refrigeração, a secagem e a salga. Os vários processos que existem têm como objetivo retardar o efeito das enzimas que alteram e degradam os alimentos. Os microrganismos também atuam nos alimentos apodrecendo-os e levam à produção de toxinas prejudiciais ao organismo e responsáveis por graves intoxicações alimentares.

A primeira, e mais simples dica, é: compre sempre pequenas quantidades de alimentos. Assim, evita que eles se mantenham muito tempo no frigorífico ou no congelador.

Outra dica básica é lavar as mãos sempre que for manipular alimentos, este passo simples diminui as contaminações cruzadas.

Como conservar carne no frigorífico
Para conservar a carne no frigorífico evite manter a embalagem original. Utilize sacos com fecho, desta forma evita que os microrganismos ataquem a peça e esta permanece fresco mais tempo. Não a deixe mais do que 3 dias no frigorífico.
O peixe deve ser consumido no dia de compra, se não for possível o melhor é refrigerar no congelador em sacos fechados. Congele sempre o peixe já arranjado, sem as vísceras, escamas e gordura.

Como guardar ovos, frutas e outros vegetais
Os ovos devem ser armazenados com o lado pontiagudo para baixo e nas prateleiras laterais do frigorífico.
As frutas para serem guardadas no frigorífico devem ser embrulhadas em papel vegetal, uma a uma.
Os vegetais devem ser lavados com água corrente e bem secos antes de serem refrigerados porque a humidade acelera a deterioração destes alimentos.

Outras dicas importantes para conservar alimentos
Sempre que abrir a embalagem de um produto como queijo ou fiambre, tente não tocar com os dedos nos alimentos, utilize um garfo, para evitar contaminações. Coloque então o que sobrar em embalagens de plástico ou sacos herméticos.

Ordene os alimentos no frigorífico da seguinte forma: os alimentos já cozinhados devem ficar na prateleira de cima, os alimentos semiprontos nas prateleiras do meio e os alimentos crus na parte de baixo.

É também importante que siga sempre as indicações de conservação da embalagem. Os alimentos refrigerados devem ser armazenados a temperatura até 6ºC e os alimentos congelados devem estar armazenados a temperatura inferior a -18ºC.

Com estas dicas, conservará os alimentos frescos por mais tempo.

Sem comentários: