A INSÓNIA


O que é a insónia?

A insónia é uma campainha de alarme que convém escutar convenientemente.
Devemos considerar as alterações no sono como sinais de advertência que o nosso corpo produz, para demonstrar que algo não vai bem.
A fadiga nervosa e a insónia estão relacionadas e são sinais de mal-estar. São acompanhadas de uma espécie de tristeza, de uma falta de força vital e de energia. As origens estão muitas vezes relacionadas com os nossos medos profundos, são o reflexo da nossa vida interior. Devemos saber interpretar bem estes sinais, para resolver a situação.


Quais as causas da insónia?

Considera-se que uma pessoa em cada três, dorme mal: é o mal do século. É também um mal cujas causas não se conhecem bem. Evocam-se as palavras abrangem. Sobretudo, é difícil saber se o cansaço nervoso e a depressão que acompanham as perturbações do sono são a causa ou consequência da falta de sono.
É certo, que a insónia conduz ao esgotamento nervoso e que o esgotamento nervoso é também fonte de insónia. Os imperativos da vida moderna obrigam-nos às vezes a alterar o nosso ritmo de vida e o nosso ciclo de sono.
Assim, o trabalho de noite, os horários variáveis e os desfasamentos horários podem estar na origem das perturbações do sono. O trabalho de noite provoca modificações na duração e na qualidade do sono. O sono diurno é diferente do sono nocturno.

As soluções 

O consumo de hipnóticos e de tranquilizantes não tem parado de aumentar nos últimos 20 anos em Portugal. Os medicamentos psicotrópicos e ansiolíticos (anti depressivos e soníferos) são muletas químicas que podem durante um curto período ajudar-nos a recuperar as nossas energias e a restabelecer o nosso equilíbrio. São paliativos que podem ser úteis quando existe um período difícil da vida. Mas preferis produtos de origem natural com virtudes calmantes, tem vantagem. Ajudá-los-ão a reencontrar a serenidade favorável ao sono. Sem efeitos secundários, eles permitir-vos-ão combater a insónia com toda a segurança.

Alguns conselhos:

À noite quando surgirem os primeiros bocejos, vá-se deitar, para não falhar a chamada de Morfeu. Em contrapartida, se despertar durante a noite, pode levantar-se da cama, ler, ocupe-se com alguma coisa. Virar-se na cama, enervar-se, ter pensamentos negativos ou acordar o seu conjugue, não faz mais do que agravar as coisas.
Um jantar demasiado pesado perturba o sono. Também se deve evitar saltar uma refeição, porque a hipoglicemia provoca o despertar. Nada como um banho quente antes de deitar. Favorecerá o relaxamento muscular e ajudá-lo-á a adormecer.


Produtos Naturais Aconselhados:


Calm-Life

Calmium

Melatonat Forte

Melatonat Complex

Griffonia

Magnésio

Dormonat


Consulte-nos em www.jardimverde.pt

Sem comentários: