Quinoa - Fonte de vitalidade


Com 300 kcal por 100 g, a quinoa inclui todos os aminoácidos essenciais ao organismo e, segundo a nutricionista Iara Rodrigues, «por ter muita fibra e proteína no grão, confere uma sensação de saciedade e facilita o esvaziamento gástrico, favorecendo a perda de peso». Além disso, «é rica em vitaminas do complexo B que, para além de regularem o sistema nervoso e ajudarem na manutenção muscular, têm um papel importante no equilíbrio das flutuações hormonais, muitas vezes responsáveis pela flacidez», afirma
Embora não exista uma recomendação exata, Iara Rodrigues sugere que mantenha aquilo a que chama a «regra dos hidratos», não ultrapassar as duas colheres de servir por dia. Geralmente consumida em pó (disponível em lojas de produtos naturais), a quantidade diária não deve ultrapassar uma colher de sopa ou duas colheres de sobremesa.
Deve cozê-la durante pouco tempo. Por ter um sabor praticamente nulo, «o ideal é adicioná-la a saladas, leite, iogurtes, sumos naturais ou batidos de fruta ou, uma vez que tem um reduzido teor glicémico, usá-la como substituta da farinha de trigo em bolos, tortas e pães», acrescenta ainda a nutricionista.

Fonte: Revista Prevenir

Sem comentários: